Foto: Divulgação

Várzea Grande vacina idosos em domicílio e acima de 75 anos a partir de hoje

Da Redação

Novamente Várzea Grande avança na imunização de sua população contra a COVID-19 e inicia nesta sexta-feira, 05 de março, a vacinação em primeira dose para idosos de 75 até 80 anos. Já no sábado, será a vez dos idosos acamados ou com dificuldades de locomoção que não puderam ir aos “Dias D” realizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Nossa missão não é apenas discutir regras de funcionamento, mas sim buscar soluções, e a que se demonstra mais eficiente neste momento são as vacinas que estão apontando resultados, que é o esperado pela população”, ponderou o prefeito Kalil Baracat reforçando que em Várzea Grande não faltará atendimento médico nem medicamento para quem procurar as unidades de saúde.

Kalil reforçou estar preparado para adquirir vacinas, mas tem encontrado dificuldades de vencer a burocracia. “Infelizmente ainda existem disputas políticas, quando deveria haver unidade de ações para que os efeitos fossem mais prolongados e atendessem a população, que é nossa meta”, explicou o chefe do Executivo Municipal sinalizando que as prioridades aqui, seguindo critérios médicos e técnicos é pela vacinação contra a COVID-19, regras de biossegurança como distanciamento social e uso de máscara, álcool em gel e água e sabão e tratamento intensivo com medicamentos para aqueles contaminados pela enfermidade.

O secretário de Saúde, Gonçalo Barros sinalizou que todos os esforços estão direcionados em conter a pandemia da COVID-19 e a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande está cumprindo a risca as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do prefeito Kalil Baracat, aliado com o Governo Mauro Mendes.

“Nós estamos fazendo o enfrentamento da pandemia com os instrumentos que temos. Essa é nossa principal meta. Injunções ou conjecturas políticas em nada ajudam, por isso, estamos focados na vacinação e principalmente em dar transparência e efetividade as medidas necessárias para atender a população”, disse Gonçalo Barros.

Ele informou ainda que além da vacinação amanhã no drive thru no Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG e da brigada de atendimento no sábado, que pode se estender também no domingo para cumprir a meta de vacinação daqueles idosos acamados, que vivem sozinhos ou com dificuldades de locomoção, no próximo dia 09 de março, terça-feira, idosos já vacinados com a CoronaVac com a primeira dose em 13 de fevereiro vão receber a segunda dose, dentro do prazo previsto pelo fabricante da vacina que é entre 14 a 28 dias da primeira aplicação.

“Temos resguardada a vacinação de todos em Várzea Grande, ou seja, quem recebeu a primeira dose, pode ter a certeza de que temos em estoque a segunda dose guardada para se cumprir os prazos estabelecidos pelos fabricantes. Esta é uma decisão do prefeito Kalil Baracat para não se perder”, frisa o secretário.

O prefeito Kalil Baracat sinalizou como importante o foco das decisões estarem voltadas para o controle da pandemia evitando a proliferação da COVID-19 e aproveitou para fazer um agradecimento especial para os profissionais.

“Aliás gostaria de expressar meu reconhecimento e respeito para com os profissionais de saúde que se dedicam diuturnamente para salvar vidas humanas, assim como aqueles outros profissionais da segurança pública, da fiscalização, da área social, enfim todos que trabalham em prol de uma Várzea Grande melhor e mais humana para com sua gente”, disse Kalil Baracat.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Deixe um comentário