Foto: Sintep-MT

Sintep-MT: comissão de volta às aulas expõe desafios dos Conselhos Municipais de Educação

Sintep-MT

A Comissão de Volta às Aulas, formada por entidades que representam a Educação no estado, com a coordenação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realizou mais uma reunião nesta quinta-feira (16). A cada reunião, cujo o foco é a retomada das aulas com segurança, surgem debates relevantes para uma radiografia da educação em Mato Grosso. Na edição desta semana ganhou destaque a função dos Conselhos Municipais de Educação (CME) e o papel da entidade no cenário de pandemia.

A representante do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), secretária adjunta de Políticas Educacionais, Maria Luiza Zanirato, questionou após a explanação do presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), o que os Conselhos conhecem sobre a os impactos da pandemia na Educação? Conforme ela, os Conselhos Municipais são entidades fiscalizadoras junto as redes municipais e deveriam acompanhar esse processo nos respectivos municípios.

Conforme a dirigente, a reunião demonstrou a falta de alinhamento entre as redes de ensino públicas e dos próprios conselhos estadual e municipais de educação. “Cada um está fazendo a educação escolar durante a pandemia isoladamente, o que piora ainda mais a qualidade e a inclusão dos estudantes nas atividades não presenciais”, disse.

Dentro da reunião foi abordada a Nota Técnica do Ministério Público do Trabalho sobre normas para o processo de aulas virtuais durante o período de pandemia. Na oportunidade Maria Luiza destacou a preocupação com que está sendo ofertado pelas escolas como Educação à Distância. “Precisamos ficar atentos porque o que os profissionais estão fazendo são atividades remotas. Até porque, Educação à Distância necessita de autorização dos Conselhos”, concluiu.

Participam da Comissão: na presidência o deputado Valdir Barranco, além dos demais parlamentares que compõem a Comissão de Educação da ALMT; representantes das Secretarias de Estado de Educação e de Saúde; Ministério Público Estadual; Undime; Uncme: UNE; Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado; Conselho Estadual de Educação.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Deixe um comentário