Foto: Senar-MT

Militares do Corpo de Bombeiros iniciam treinamento de drones

Da Redação

Outros 15 militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT) se capacitam nesta semana para operar aeronaves remotamente tripuladas – asa rotativa. O curso iniciou nesta segunda-feira (17.05) no Sindicato Rural de Cuiabá e é a segunda turma de militares da instituição que será capacitada neste treinamento. A primeira ocorreu no início de maio.

Os treinamentos de drones têm carga horária de 24 horas. O curso é ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá. Ele faz parte de uma série de treinamentos ministrados ao Corpo de Bombeiros.

A ideia é ainda capacitá-los para que possam utilizar todas as ferramentas, máquinas e implementos agrícolas no combate e prevenção ao fogo nas propriedades rurais. Além disso, os bombeiros também têm capacitado produtores rurais para que possam agir de forma eficaz no combate aos incêndios rurais.

A abertura do treinamento desta segunda-feira contou com a presença de autoridades das instituições envolvidas. O Senar-MT foi representado pelo diretor de operações, Carlos Augusto Zanata, mais conhecido como Guto Zanata. “Essa união entre Corpo de Bombeiros e homem do campo é muito importante para acabarmos com esse estigma de que o brasileiro coloca fogo em suas florestas”.

Segundo o Comandante geral do CBM-MT, Cel BM Alessandro Borges Ferreira, as condições climáticas favorecem o surgimento de focos de calor e é necessário ter equipes preparadas para o combate. “No meio do ano, passamos por uma condição climática crítica, um período muito seco e qualquer fagulha é prejudicial. É importante ter essa parceria com o Senar-MT e Sindicato Rural porque com a técnica e o conhecimento certos haverá menos impacto ao meio ambiente e à saúde do cidadão”.

Segundo o Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa do CBM MT, Cel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra, a ferramenta contribuirá para melhorar o planejamento nos tempos de estiagem. “Estamos trazendo o máximo de capacitação à nossa tropa e unindo demandas importantes que beneficiam tanto o Corpo de Bombeiros como a zona rural”.

O treinamento segue até a quarta-feira (19.05) e contará com atividades teóricas e práticas.

Cerimônia – Também compuseram a mesa de autoridades, o Corregedor Geral do CBMMT, Coronel Dércio Santos da Silva; a comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, Tenente Coronel Jusciery Rodrigues Marques; o Tenente Coronel Marcelo Augusto Reveles, representando a Defesa Civil do Estado de Mato Grosso; o vice-presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Juarez Miranda; o supervisor da Regional de Cuiabá do Senar-MT, Natalino Márcio Viana e o coordenador de polos tecnológicos do Senar-MT, Wlademiro Neto.

Fonte: Assessoria


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Deixe um comentário