Foto: Sintep-MT

Luta do Sintep-Primavera assegura direitos para a categoria

Sintep-MT

Dirigente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Primavera do Leste (240 km da capital) foram recebidos pelo prefeito na semana passada (dia 5), para um diálogo sobre algumas pautas encaminhadas pela Subsede.

Na reunião, o prefeito Leonardo Bortolin oficializou o reajuste salarial de 10,90% para os professores da rede municipal elevando o piso municipal para R$ 2.886,15 retroativo a janeiro conforme determina a Lei 11.738, do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN).

Os dirigentes da Subsede Primavera aproveitaram a audiência chamada pelo prefeito para cobrar as pautas pendentes nos direitos da categoria, como o pagamento das hora-atividades para os professores interinos, o repasse de recursos para as escolas e a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários da Educação.

A secretária de Redes Municipais da subsede do Sintep, Marileuza Rosa de Souza, relatou que mesmo não tendo definido sobre o direito dos contratados à hora-atividade, o prefeito anunciou que até a próxima semana apresentará um estudo sobre o ponto de vista financeiro do pagamento da hora-atividade para os contratados e dará um posicionamento. “Vamos aguardar, mas consideramos positivo o debate e os encaminhamentos apresentados”, disse.

A presidente da subsede, Edna Mahnic, disse ter sido mais uma vitória do sindicato a conquista do reajuste do Piso Salarial. “Por mais que saibamos que seja um direito nosso, em anos anteriores tivemos que fazer o enfrentamento para garantir o reajuste, que era pago em maio. A distorção da data-base – de janeiro para maio – exigia mobilização para assegurar o retroativo”, relatou comemorando mais essa vitória da categoria.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Deixe um comentário