Foto: CBMMT

Incêndios florestais: Bombeiros iniciam Operação Abafa 2020

Da Redação

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), por meio do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) iniciou, nesta quarta-feira (15), a Operação Abafa 2020, que tem por objetivo realizar o enfrentamento qualificado nos crimes ambientais, especificamente desmatamentos e degradação florestal, incêndios florestais e queimadas irregulares.

Este enfrentamento será realizado pela fiscalização de áreas com uso irregular do fogo em todo o território do Estado. A Operação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e Força Nacional de Segurança Pública.

No primeiro dia da operação o CBMMT realizou ações de fiscalização em duas propriedades no município de Nova Maringá, distante cerca de 180 quilômetros de Lucas do Rio Verde. Durante as atividades foram constatadas infrações por uso do fogo com a finalidade de antropização em vegetação nativa, com cerca de 500 hectares autuados e 750 mil reais em multa no primeiro dia da operação.

Os proprietários foram notificados, autuados e orientados sobre a vigência do Decreto nº 535 de 26 /06/2020, que proíbe o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas no período compreendido entre 01 de julho a 30 de setembro de 2020, com fundamento nos 2º e 3º do artigo 10 da Lei Complementar nº 233 , de 21 de dezembro de 2005.

Fonte: CBMMT


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Deixe um comentário