Foto: Reprodução

Grupo Flor Ribeirinha celebra 27 anos com live especial hoje, dia 31

Da Redação

O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, apresenta hoje, segunda-feira (31) às 20h, a sua segunda live com o renomado espetáculo ‘Mato Grosso Dançando Brasil’. A live que terá transmissão ao vivo pelo Youtube marca a comemoração dos 27 anos do grupo e também o mês internacional do Folclore.

O diretor artístico e coreógrafo do grupo Flor Ribeirinha, Avinner Augusto, destaca que este espetáculo já foi apresentado nos maiores de Festivais de Arte e Cultura Popular da Europa no ano passado. Ele frisa que a live será muito especial para a comemoração do aniversário do grupo, ainda no mês do folclore.”Queremos dividir este momento muito importante com todas as pessoas que apreciam a nossa cultura popular e que prestigiam o nosso grupo”, disse.

Avinner adianta que o repertório artístico preparado especialmente para a live, terá início, contando um pouco da trajetória histórica do grupo, logo vem a primeira parte com o canto da Celebração da Fé, trazendo a dança região Norte, com os índios,  pajé, sinhá e as cunhãs, além da música vermelho. Em seguida o solo e danças gaúchas do Sul. O Nordeste com  as tradicionais músicas Asa Branca, Vassourinha e a dança do frevo. Já a região Sudeste com o canto das três raças, canta Brasil e o samba. A região Centro Oeste, apresentará as canções Útero do Mundo, Moringa, São Gonçalo, o rasqueado Cuiabano, rio Ancestral, e a dança do Siriri. O final do repertório com Brasil de  todas as côres e a dança de São Gonçalo.

O espetáculo ‘Mato Grosso Dançando Brasil’, que conquistou o título de campeão mundial no Festival internacional de Arte e Cultura, na Turquia, em 2017, mostra a força do Siriri, com seu ritmo contagiante da viola de cocho, mocho e o ganzá. A dança do Boi Bumbá, uma manifestação de Parintins, oriundo do Norte, a dança gaúcha com forte expressão cultural do Sul, o tradicional frevo do Nordeste e o samba, da região Sudeste, considerado uma das principais manifestações da cultura brasileira.

A fundadora do grupo Flor Ribeirinha e Doutora Honoris Causa em Cultura Popular, Domingas Leonor, faz o convite para a live e ressalta a importância da comemoração do aniversário. “São   27 anos marcados por desafios, uma luta com muitas barreiras e superações. Peço sempre a Deus, que me dê forças para continuar este trabalho de preservação da nossa cultura. Agradeço de coração todas as pessoas que nos apoiam ao longo desses anos”, enalteceu.

Fonte: Assessoria


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Deixe um comentário