Foto: Reprodução

Cacique Raoni recebe diploma de doutor honoris causa da Unemat

Da Redação

O cacique Raoni Metuktire, líder indígena Kayaopó, recebeu o diploma de doutor honoris causa da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O título foi concedido na quarta-feira (11) e é o reconhecimento da atuação do cacique na luta pelos povos indígenas e pela preservação da Amazônia.

Através de seu tradutor, Raoni agradeceu a homenagem e afirmou que o ato significa muito para o seu povo, que batalha para permanecer na floresta e também pela demarcação das terras indígenas.

“O título de doutor concedido faz jus à luta e ao conjunto de ações que o cacique Raoni desenvolveu e liderou ao longo de sua vida. Uma vida que é sinônimo de esperança de uma sociedade justa de respeito e preservação do meio ambiente e de defesa do seu povo”, enfatizou o reitor da Unemat, Rodrigo Bruno Zanin.

No começo de novembro Raoni recebeu o prêmio Darcy Ribeiro, criado por Oscar Niemeyer. Raoni foi o quinto homenageado, que já foi concedido a antropóloga Carmem Junqueira e ao ex-ministro da Cultura Gilberto Gil. Ele também foi agraciado neste mês com o troféu Sim à Igualdade Racial, realizado pelo canal Multishow.

Conhecido mundialmente, Raoni é líder dos Kayapó e mora no Parque do Xingu. Em 2019 foi recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, e o Papa Francisco. Começou a se destacar no cenário internacional na década de 1980, quando ganhou o apoio do cantor inglês Sting para a homologação da terra kayapó.

Fonte: Gazeta Digital


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Deixe um comentário