Foto: Vito Technology

A Lua visita os gigantes gasosos brilhantes Júpiter e Saturno nesta semana

C. Dallo - Da Redação

Esta semana, a fina Lua crescente está visitando os dois maiores planetas do Sistema Solar: Júpiter e Saturno, que brilham no céu bem perto um do outro até a conjunção planetária, prevista para 21 de dezembro.

A separação entre Júpiter e Saturno diminui semana após semana. Júpiter vai alcançar o planeta anelado, e eles vão se parecer como uma única estrela brilhante. Você pode ver a Lua, Júpiter e Saturno a olho nu ou apreciar todos eles com binóculos, mas esses corpos celestes estarão separados demais para caberem dentro do campo de visão de um telescópio.

Este fenômeno, a grande conjunção de Júpiter e Saturno, ocorre uma vez a cada 20 anos, e esta será a conjunção mais próxima dos gigantes gasosos desde 16 de julho de 1623!

Aprecie o brilho suave da luz cinérea

Enquanto a Lua está dançando com Júpiter e Saturno no início da noite, aprecie a luz cinérea – um pálido brilho que ilumina a parte escura da Lua. Esse fenômeno ocorre quando a luz solar é refletida na superfície da Terra e ilumina a parte escura do disco lunar. Os outros nomes da luz cinérea são “brilho pálido” e “brilho de Da Vinci”, já que Leonardo da Vinci foi o primeiro a explicar esse interessante fenômeno.

Olhe para a delgada Lua crescente logo após o pôr do sol ou antes do nascer do sol e confira o brilho sutil na parte escurecida do disco lunar.

Boas observações!

Fonte: (com informações de Star Walk)


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Deixe um comentário